Tudo sobre minha máquina lava e seca, será que funciona mesmo?

Será que uma máquina lava e seca funciona mesmo?

Foi pensando nisso fiz esse review para falar das vantagens e desvantagens da minha máquina lava e seca LG 8,5, modelo WD1485AT, que chegou há pouco mais de um mês.

review-maquina-lava-e-seca-lg-WD1485AT

Tenho que dizer que é uma grande mudança sair de uma máquina convencional para uma lava e seca. A primeira impressão é apaixonante e desesperadora: a máquina é linda, mas tem muitas configurações e parece que nunca vamos aprender a lavar roupas nela.

Duas horas depois da máquina instalada, eu já sabia quase tudo que ela fazia. Graças ao bom e velho manual de instruções,  já estava tirando de letra e lavando tudo que tinha em casa – até o que não estava sujo, confesso hahaha.

Logo abaixo fiz uma lista de vantagens e desvantagens nesse mês usando essa belezinha.

Pontos positivos:

1 – Essa máquina lava roupas com água quente, mesmo que não exista ponto de água quente na cozinha ou área de serviço.  Sim, máquina esquenta a água sozinha e as lavagens vão do frio à 60°C.

2 –  A máquina calcula o tempo de lavagem e assim que você aperta o play, ela exibe no painel o tempo de lavagem para a quantidade de roupas que você colocou.

Gaveta do sabão e amaciante.
Gaveta do sabão e amaciante.

3 – A máquina tem um tipo de programa no qual é possível adiar o término da lavagem. Sempre uso essa função quando coloco as roupas sujas à noite e adio o tempo para 8h de lavagem. Assim, quando acordo no outro dia é só tirar as roupas e estender quando não uso a secagem – ou dobrá-las quando já estão secas.

4 –  São 14 tipos de lavagem e 6 de tombagem do tambor, ou seja, possibilita lavar vários tipos de roupas. Inclusive estou lavando sutiãs com ferrinho e bojo e eles continuam intactos, coisa que na máquina convencional não acontecia – e as lavagens precisavam ser feitas à mão.

maquina-lava-e-seca-funciona-mesmo-nao-amassa-roupa

5 – Uma máquina de 8,5 kg é suficiente para lavar edredons e cobertores de microfibra, sem maiores problemas.

6 – As lavagens são muito silenciosas. Porém, caso você more em apartamento como nós e ficar com receio de usar à noite, pode usar o programa de lavagem silenciosa onde o ruído fica perto de zero.

7 – A máquina oferece 5 programas de secagem e todos funcionam MUITO BEM. Os que mais uso são: Armário secagem, no qual a roupa seca a ponto poder ser guardada direto no ármario, e o outro é Ferro secagem, que deixa a roupa um pouco úmida para que você possa retirar e passar a ferro. Uso este programa quando lavo alguma camisa que precisa ser passada e assim que a roupa esfria já está seca.

8 – Esqueça tudo que você já ouviu sobre MÁQUINA LAVA E SECA AMASSA AS ROUPAS. Bom, pelo menos eu posso afirmar para você que esse modelo de máquina não amassou nenhuma das minhas roupas. Além de tudo, quando ela termina de secar e a roupa não é retirada imediatamente, o tambor fica por 4 horas girando vez ou outra – geralmente de 20 em 20 min – evitando amassar as roupas e diminuindo o risco de queimaduras. Isso porque no momento que a secagem termina as roupas estão muito quentes, e essa função dá um tempo a mais para que elas possam esfriar.

lencol-e-fronha-apos-sair-da-maquina-lava-e-seca
Esse lençol e essa fronha, acabaram de sair minha máquina lava e seca.

9 – Quando termina o ciclo de lavagem, a máquina emite um aviso sonoro em um volume que é possível ser ouvido bem em qualquer lugar do meu apê.

10 – Se colocar o limite de roupas de secagem correto (no caso da minha máquina, 5kg), elas irão secar muito bem.

capacidade-maxima-de-sacagem-maquina-lava-e-seca-lg-WD1485AT

11 – Apesar de parecer um monstro sugador de luz, o consumo de energia no apê está bem satisfatório. Tínhamos uma secadora de parede que era usada só às vezes, pois Curitiba é muito úmida no inverno, então ainda não descobrimos se a última conta de luz que veio R$ 15 reais mais barata foi por ter parado de usar a secadora de parede ou se foi por economia da máquina nova.

consumo-de-energia-maquina-lava-e-seca-lg-WD1485AT

Pontos negativos

1 – Algumas roupas encolhem ao secar mesmo, por isso é importante prestar atenção às informações das etiquetas. Infelizmente aconteceu comigo porque só olho as etiquetas das roupas novas, mas não tive grandes perdas.

2 – Algumas roupas ficam manchadas com água quente. Eu não sabia desse detalhe e coloquei algumas peças rosa claro e branco para lavar e quando tirei, as roupas rosa estavam roxas. Sim, é um mistério hahaha.

3 – A máquina junta penugens das roupas na borracha da porta e é uma coisa um tanto chata de se limpar.

pelos-da-roupa-na-porta-maquina-lava-e-seca-lg

4 – Esse item só está aqui por falta de conhecimento meu: Acabei lavando as cobertas do Cash, nosso cachorro, e os pêlos dele (que são muitos) ficaram no tambor e depois tive um trabalhão para limpar. Não farei isso novamente e deixo a dica aqui para vocês.

5 – Alguns tipos de secagem, dependendo de quantidade de roupas, demoram de 3 à 5 horas. É lógico que no varal elas vão demorar mais tempo, então esse ponto não é tão negativo assim, né?

Bem, essa foi minha experiência com a máquina nesse breve tempo que a tenho. E sem dúvidas, para mim, a maior vantagem dela é secar e não amassar as roupas.

O que acharam desse post? Aqui tem mais um vídeo em que eu lavo um lençol na máquina nova e mostro como ele sai sequinho 🙂

(Esse é o primeiro post do blog que tem um vídeo comigo falando, então rola uma tensão.)

Esclareci as suas dúvidas sobre máquina lava e seca? Se ficou alguma, deixa nos comentários e eu respondo 🙂

Ahhh! Se inscreve no canal, vamos tentar fazer mais vídeos para tornar as experiências aqui mais completas. <3

Veja também outros posts

10 Comentários

  1. Oi.. me ajuda a tirar uma duvida

    Comprei uma e ela está tremendo na hr de centrifugar… já foram tirados os parafusos… ela está alinhada… mas ela treme e faz barulho na hr da centrifugação… mas não sai do lugar…

    Me diz se a sua é assim tbm por favor… só pra eu saber se é normal

  2. Oi Luana!Adorei o post. Estou pensando em comprar uma máquina dessa, mas a informação de que pode levar até 5 horas no processo de secagem me assustou… Cinco horas funcionando, é isso mesmo? Outra perguntinha: quem usa uma máquina assim consegue “aposentar” o varal?

    1. Oi Andrea, tudo bem?
      A máquina pode levar até 5 horas sim, porém ela tem uma grande economia de energia, a maioria das lavagens levam 3 horas para secar, levando em conta que o varal leva +/- 8h acho muito vantajoso.

      Eu não aposentei o varal porque lavo panos de chão e fico com dó de seca-los na máquina hihi, mas só uso para isso.

      Beijão

  3. Oi Luana! Parabéns pelo blog! 🙂 Estou pensando em comprar uma máquina dessa e minha dúvida é: vc sabe me dizer se ela dilui o sabão e o amaciante antes de usá-los na lavagem? Acho isso importante para que as roupas fiquem conservadas. Bjs e obrigada.

  4. Bom dia! Qual o tipo de lavagem que vc programa para não amassar a roupa? Vc altera o RPM da centrifugação?

    Estou programando para lavar e secar (Armário) e sempre sai com a roupa muito amassada, e muito difícil de passar.

    Qual o tempo normal para uma lavagem e secagem, de um mix de roupa? (Camisas, Uniformes, Bermudas…)?

    abraços

    1. Bom dia Vitor,

      Eu uso a função de secagem sempre com pouca roupa, assim não amassa. Outra forma de fazer é colocar ferro secagem e depois tirar a roupa e deixar secar o resto fora da máquina.

      Aqui em casa no mix dura 1h30 mais ou menos, não sei precisar mais.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *