É muito provável que você já tenha se deparado com o termo Portaria Virtual, no entanto, talvez tenha se questionado no que, de fato, isso consiste. Devido a este nome, muitas pessoas, acabam tendo uma ideia distorcida desse sistema, alguns até acham que se trata de um porteiro robô, o que não faz nenhum sentido. Até mesmo por isso, é possível encontrar sinônimos como: portaria a distância, portaria remota, etc.
A Portaria Virtual é uma inovação tecnológica que chegou ao Brasil devido ao grande sucesso em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá e até mesmo na Europa. Antes de qualquer explicação, é importante ressaltar quais os objetivos que essa ferramenta traz como essência, que são eles:
– Aumentar a segurança dos ambientes, especialmente condomínios;
– Reduzir custos drasticamente;
– Proporcionar praticidade para os profissionais que atuam em condomínio;
– Comodidade e conforto para moradores.
O conceito da Portaria Virtual
Na prática, temos o mesmo funcionamento de uma portaria tradicional: o visitante aciona o interfone, o porteiro atende, anuncia e libera (ou não) o acesso. A única diferença é que o porteiro não fica alocado no condomínio e sim na empresa prestadora de serviço de Portaria Virtual. Ou seja, nenhuma atividade deixa de existe, sempre haverá uma pessoa de prontidão para receber os visitantes.
Vantagens da Portaria Virtual em relação a portaria tradicional
– Segurança, pois não existe a possibilidade de o porteiro ser rendido por criminosos. Sobretudo, o porteiro remoto nunca abre portões sem autorização de moradores, nem mesmo para crianças que esteja brincando no prédio, ou seja, seu filho fica mais seguro;
– 100% de controle de acesso – ambiente gravado 24 horas por dia, logo, é possível identificar todas pessoas que acessaram o condomínio e inclusive visualizar imagens;
– Redução de até 50% na mensalidade do condomínio, uma vez que são eliminados custos trabalhistas;
– QRCode: a partir de um aplicativo, você consegue gerar um QRCode para que seus familiares e amigos acessem o prédio sem necessidade de anunciar. Este código pode ser gerado com uma duração específica, intervalor de tempo, ou até mesmo para uma utilização única (perfeito para festas).
Como funciona para os entregadores?
Funciona normalmente como qualquer portaria, o porteiro remoto irá interfonar para o apartamento destinatário para informar sobre a mercadoria a ser recebida. Caso o condômino não esteja, o porteiro virtual entrará em contato com o zelador (ou outro responsável no prédio) que irá receber e armazenar no local apropriado (vale lembrar que esse recebimento será registrado via câmeras). A portaria virtual, adapta-se ao perfil de cada condomínio, portanto essas regras são flexíveis.
Como funciona para moradores?
O procedimento é o mesmo que de costume. O acesso é feito via tags, controle remoto, senha, etc. A portaria virtual vem para trazer diferenciais sem abrir mão das qualidades e conforto que uma portaria já proporciona.
Precauções ao contratar uma empresa de Portaria Virtual
– Certifique-se da reputação que a mesma possui, pois estará colocando a gestão do seu prédio nas mãos dela;
– Adaptações de infraestrutura: esse tipo de serviço exige equipamentos específicos para fluir com perfeição, a empresa deve oferecer em seu plano;
– Link ponto a ponto: conheça esse tipo de tecnologia, pois é um sistema sem intermediários (Vivo, Tim, etc.), alta velocidade, sem interrupções, sem fios e totalmente à prova de Hackers;
– Comodato: não aceite empresas que cobram custos absurdos com implementação, a fim de pagar equipamentos. O Grupo Vila Rica, por exemplo, não cobra implantação e instala equipamentos de última geração (inclusive no breaks), ou seja, a partir do primeiro mês você já está economizando, além do suporte 24 horas por dia.
Para você que vive em condomínios residenciais, sem dúvidas, essa é uma solução que pode mudar a sua segurança e ainda lhe poupar bastante em termos financeiros. Basta, é claro, confiar essa gestão a uma empresa que oferece serviços de qualidade e que estará sempre de prontidão para lhe ajudar.
Por: Ricardo Mietti – especialista em Marketing e pesquisador.