Um sonho, ter uma parede de tijolinho.
Uma realização, ter uma parede de tijolinho.
Parece um desejo simples não é mesmo? O desejo é simples, a realização nem tanto.
Ter uma parede de tijolos aparentes em apartamentos novos é uma coisa complicada.
Os apartamentos novos são feitos com tijolos também novos, não com tijolos pequenos, rústicos, maciços e com tom laranja maravilhoso. São tijolos com marcação e furos.
Com essa realidade fica inviável descascar uma parede né?
Sempre estou pesquisando maneiras de fazer uma parede rústica de tijolos aqui em casa, e a internet tem sido bem criativa com as opções.
Tem como simular uma com tijolinhos cortados no isopor.
Tem como fazer os tijolinhos com gesso e molde.
Tem um revestimento próprio que simula o tijolo da Ecobrik
E tem o tradicional papel de parede. Confesso que essa era a minha última opção.
—
Um dia de bobeira procurando inspiração de decoração, estava eu e o Alexandre na tok stok e nos deparamos em essa belezinha.
Foi amor à primeira vista, voltamos para casa e fiz um planejamento de onde colocaria ele.
Adorei tanto a disposição que ele estava na loja, que quis fazer igual em casa.
Fiz então um passo a passo aqui para o blog, de como colocamos o papel aqui em casa.
Materiais
- Cola para papel de parede.
- Espátula de plástico.
- Papel de parede (os mais grossos são mais fáceis de aplicar).
- Trena.
- Pincel ou rolo o que preferir.
- Estilete afiado.
Passo a passo
- Limpamos a parede com um pano úmido, removemos os espelhos das tomadas, e forramos o chão com uma lona – sinceramente não precisa da lona, pois a cola é a base d’ água, sujou é só limpar -.
- Preparamos a cola, compramos ela em saquinho em pó e nas instruções dizia que era para misturar em água, mexer e deixar descansar por pelo menos 30 min.
OBS: Essa cola que compramos ficou toda empelotada quando misturamos com água, mesmo após descansar, não interferiu em nada no resultado final e nem na hora de passar. Então se acontecer o mesmo contigo, pode ficar tranquilo. - Após o tempo de descanso da cola, cortamos a primeira coluna do papel do tamanho da nossa parede 2,70m.
- Passamos a cola direto no avesso do papel com o pincel. (O rolo não funcionou legal para espalhar a cola). E também passamos um pouco de cola na parede.
- Deixamos uma rebarba de uns 10 ~ 5 cm na hora de colar o papel na parede, para fazer o acabamento com estilete depois.
- Encostamos o papel na parede, com muito cuidado, pois a colocação da primeira faixa, tem que estar alinhada perfeitamente, para as outras darem certo. Então fomos passando a espátula devagar, para não ficar bolhas.
OBS: Cuidado nessa hora, pois se você pressionar a espátula demais, ela pode rasgar o papel. - Primeira tira colada, agora é alinhar os tijolinhos na faixa que já está colada, medir e cortar a próxima tira, repetir os passos 5 e 6.
- Depois do papel seco, fizemos o acabamento cortando com o estilete as rebarbas.
Mas atenção, tem que esperar o papel secar mesmo, pois caso contrário, quando você passar o estilete o papel vai rasgar.
Antes era assim:
Agora ficou assim:
Já com a nossa bagunça.
Gostaram?
Até a próxima!