10 melhores links da semana – 17 a 23 de julho

Cá estou eu batendo ponto em mais uma segunda-feira, trazendo os 10 links mais interessantes e curiosos da *pasmem* quarta, mas não última *pasmem* semana de julho (Que mês enorme, né? Agosto será maior).

_

1. Migalhas de pão de 14.400 anos questionam a origem da agricultura.

As migalhas de 14.400 anos foram achadas por uma equipe de arqueólogos da Universidade de Copenhague em Shubayqa 1, uma das jazidas mais antigas da cultura natufiana, presente em todo o Oriente Médio, do norte do atual Iraque à península do Sinai, no moderno Egito. “Os natufianos foram os últimos caçadores-coletores [no Oriente Médio] antes da chegada dos agricultores do Neolítico”, recorda Arranz-Otaegui, que participou das escavações do deserto Negro durante quatro anos. Aquele povoado já tinha cães domesticados, havia abandonado a vida nômade e contava com pedras, pilões e toda uma indústria lítica para, entre outras coisas, fazer pão.

 

2. As (19) imagens candidatas à melhor fotografia astronômica do ano.

Olha isso que incrível!

 

3. Uma entrevista bem legal sobre literatura e texto clássica e jardinagem (e como isso tudo se relaciona).

Por exemplo, na Domus Aurea (Casa Dourada), o palácio de Nero em Roma, as plantas eram um elemento essencial. Para os gregos, os jardins significavam sobretudo frutas e hortaliças. As flores eram um luxo só para os ricos, e não havia muita água. Quando a estrutura social mudou e chegaram os reis, os jardins ficaram na moda entre os gregos poderosos. No mundo romano, os líderes gostavam de exibir seus parques e jardins. Cultivavam algumas flores, mas não tantas quanto vemos num jardim inglês.

 

4. Astrônomos descobrem 12 novas luas de Júpiter, uma delas com órbita atípica.

 

5. Uma exposição altamente instagramável, em Tóquio.

 

6. Estreou dia 19 esse filme fofíssimo do Wes Anderson, “Ilha dos Cachorros”.

https://www.youtube.com/watch?v=bxjsxi8s8YE

 

7. A mulher que inclui uma cientista por dia na wikipedia.

 “Quando comecei a fazer minha tese de doutorado, era a única garota no grupo de pesquisa. Minha melhor amiga se pós-graduou e para mim de repente ficou muito difícil continuar na universidade que eu amava tanto sem uma rede de apoio. Foi então que percebi que isso deve acontecer com todas as mulheres em todos os departamentos, quando não têm essa melhor amiga”, recorda a jovem pesquisadora.

 

8. Um podcast sobre o direito à literatura.

 

9. Essa semana começou a FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, e eu como louca dos livros queria *apenas* estar lá nesse momento.

 

10. Um vídeo do Meteoro Brasil sobre Street Fighter.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Dicas para mudança

Mudança de casa com móveis é um pouco diferente do que sair da casa dos pais, porque geralmente você só leva roupa e talvez algum eletrônico.

Mudar e levar móveis, ah

Leia mais »

De Apê Novo | Todos os direitos reservados