Luminária de trilho é um baita investimento, já que resolve o problema de quem não tem gesso no teto para colocar luminária embutida. Finalmente alguém encontrou uma solução para deixar o ambiente bem iluminado e de quebra estiloso.
Como vocês sabem esse blog é gente como a gente e mostra somente realidades, então é hora de colocar a realidade nesse post: cada trilho desses, prontinho, na loja custa R$200 para cima.
Por isso vou mostrar como fizemos esse trilho baseado em outro blog que eu amo: o homensdacasa.net. Vimos como o Edu fez o trilho dele e usamos como referência para fazer o nosso. Acabou ficando bem diferente do projeto dele, principalmente porque usamos materiais diferentes, mas referência é referência e precisa dos devidos créditos para ser justo, né?
Se você optar por comprar um bocal pronto, pode pular para essa parte aqui.
Agora sim, vamos lá!
Achamos essas luminárias de embutir nas coisas que meu sogro guarda e levamos para casa com o intuito de usá-las em nosso trilho.
Como elas são de embutir, tivemos que fazer algumas intervenções no suporte.
O Ale pegou um pedaço de alumínio, dobrou e fez as outras peças, uma para segurar o bocal da lâmpada e outra para deixar a cabeça do suporte móvel.
Pintamos com tinta spray e montamos. Inclusive, depois de montadas fizemos os acabamentos de pintura – principalmente dos parafusos – com esmalte de unha fosco, #ficadica.
Agora vem a parte do trilho.
Compramos trilho de suporte para prateleiras – sim você leu certo – a maioria das pessoas usa eletrocalha ou algo do tipo, mas esse trilho para prateleiras já vem pintado de preto e com um acabamento ótimo, do jeito que precisávamos.
Para fixar os spots no trilho fizemos 3 furos no trilho e fixamos com parafusos e borboletas.
Para deixar tudo certinho para prender no teto, fizemos outros 3 furos no trilho com broca número 6. Deixamos reservado.
Em seguida passamos os fios pelo trilho.
Fiz um desenho de como os fios ficaram dentro do trilho:
Hora de fixar no teto. Lembram daqueles 3 furos que fizemos antes de passar os fios? É hora de usá-los.
Medimos a posição do trilho, marcamos com um lápis os buracos – aqueles que deixamos prontos – furamos com broca 6, colocamos as buchas e parafusamos o trilho no teto.
Juntamos os fios da nossa antiga iluminação com os do nosso trilho.
Depois foi só fixar uma tampinha para esconder o buraco no teto e tchanam!
Ah, esquecemos de comprar uma lâmpada amarela e tivemos que testar com uma branca no meio. Mas logo vamos resolver isso ok? Não fiquem agoniados hahaha.
Notas:
Você pode comprar os Spots e fazer só o trilho em casa, fica bem mais fácil.
Nosso trilho ficou com 1 mt2. Nossa sala não é muito grande, então ficou ideal.
Lista de materiais:
1) Trilho para prateleiras
2) Um espelho(tampa) para tapar o buraco no teto
3) 4 mts de fio preto
4) 3 Spots (no nosso caso, fizemos também os spots)
5) Tinta preta em spray, caso queira pintar.
6) Parafusos com borboleta, parafuso n.6 e buchas.
Se ficar alguma dúvida, deixe nos comentários! 🙂
3 Comentários
Estou terminando de montar uma luminária desse tipo, esta ficando D+, estou usando essas como exemplo, quando ficar pronta mando uma foto. Obrigado.
Oi Edson, será que você já terminou a luminária?
Manda pra gente nas redes sociais, procura no instagram por @blogdeapenovo
Beijão!
Eu gostaria de comprar um trilho spot artesanal a onde encontro?