10 (ou mais) links da semana – 24 a 30 de julho

A semana passada foi maravilhosamente cheia de links ótimos e a curadoria De Apê Novo não conseguiu escolher apenas 10 (mea-culpa). Por isso, nessa segunda-feira fria, cinza e cheia de gripe – para mim, pelo menos – trago 15 links ótimos para começar a semana com tudo. Pegue seu café ou seu chá e simbora!

 

1. Um texto do Nexo Jornal explicando porque “ahn?” ou “ã?” é a palavra mais universal de todas.

Essas variantes de “ã” “a” e “e” são uma maneira rápida e fácil de tirar uma dúvida sem interromper demais o fluxo da conversa. Às vezes, por economia, o som pode se transformar num “m” ou “n”. Mas nunca chega a ser um grunhido qualquer. Cada língua tem sua própria série de normas de quão “ã” ou “ê” seu “ahn?” deve ser.

 

2. Light painting de Daniel Mercadante.

 

3. Uma marca de roupas para gestantes que mudou as modelos para “gestantes reais”.

 

4. 7 dicas para parar de procrastinas definitivamente (será que rola?).

Tratar uma questão praticamente intrínseca às pessoas (salvo exceções) com técnicas ditas “fáceis”, como hacks, então, tem uma eficiência limitada. Por isso, o site Quartz criou um guia, que combina hacks com táticas pessoais para você examinar seus processos internos. E, assim, criar uma “própria abordagem holística” para parar de procrastinar – de uma vez por todas.

 

5. Um velhinho que colocou uma piscina no jardim para as crianças do bairro usarem (e ele se sentir menos solitário após a morte da esposa).

 

6. Avó da noiva vira menina das flores em casamento e ficou a coisa mais fofa da vida!

 

7. 100 mulheres que estão revolucionando a música pop.

 

8. As melhores fotos feitas com um iPhone.

 

9. Piso que gera energia começa a ser testado em Curitiba.

Um dos objetivos do projeto é tornar as ciclovias mais seguras, direcionando a energia gerada para melhorar a sinalização em pontos críticos, como os cruzamentos com as vias de trânsito, além de monitorar os trechos com maior fluxo – dado que poderá ser usado posteriormente para nortear o planejamento e a melhoria do sistema.

 

10. Livrarias de rua desafiam grandes redes e movimentam bairros.

Com propostas diferenciadas e atendimento personalizado, há as que fidelizam clientes e viram um local de encontro, com programações que ultrapassam o comércio, função a que são originalmente destinadas. Segundo levantamento da Associação Nacional de Livrarias, existem na metrópole 300 estabelecimentos do gênero, e alguns deles, visitados por VEJA SÃO PAULO, comprovam que o empenho de seus idealizadores e a paixão dos leitores ainda fazem do livro um bom negócio.

 

11. Por que esquecemos os livros que lemos.

Existem algumas razões científicas para explicar isso e têm a ver com a chamada “curva do esquecimento”, que é a velocidade com a qual nos esquecemos de algo, mais intensa durante as primeiras 24 horas depois que aprendemos alguma coisa, a menos que se faça uma revisão. Isso explicaria por que os livros lidos em um fôlego só, ou as séries devoradas em uma sentada, são esquecidos mais facilmente: não se pôs a memória da recuperação para trabalhar.

 

12. Anne with an e: o que transforma o mundo (um seriado maravilhoso, tem na Netflix).

Ainda que centralize em primeiro lugar as experiências de uma menina transitando entre a infância e a adolescência, desde a primeira temporada ficou claro que a série busca abranger um público maior do que esse. Tanto o roteiro quanto a atuação impecável de Amybeth McNulty dão a Anne muitas camadas, permitem que ela vivencie uma porção de emoções conflitantes e explorem a mistura de ingenuidade e maturidade que coabitam a mente de Anne.

 

13. Para quem gosta de livros e plantas, as páginas do herbário da poeta Emily Dickinson foram digitalizadas (lindo demais).

 

14. Ler nos torna mais felizes (a gente já sabia, né?).

A leitura nos torna mais felizes e nos ajuda a enfrentar melhor a nossa existência. Os leitores vivem mais contentes e satisfeitos do que os não leitores, e são, em geral, menos agressivos e mais otimistas.

 

15. Para finalizar, cerâmicas lindas lindas.

 

Compartilhe

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Triângulos na parede

Faz tempo que não apareço no blog, além da saudade, lembrei que no ultimo post tinha colocado algumas referências e prometi mostrar o que fiz com elas. Baseada naquelas referências, resolvi

Leia mais »

De Apê Novo | Todos os direitos reservados