Como fizemos uma cabeceira de ferro

Uma cabeceira de cama de ferro: Quem nunca quis?

Nós, eu e Alê, estamos quase fazendo 5 anos de casamento e nunca tivemos uma cabeceira, dá para acreditar? Estive pinando muitas cabeceiras no pinterest, mas as minhas preferidas eram aquelas que eu poderia fazer em casa.

Amo o programa Irmãos à Obra e nos episódios sempre aparecem cabeceiras de ferro, e eis que um dia achamos uma relíquia encostada nos muros da chácara do meu sogro, coberta com uma lona: Era uma grade de janela da década de 60, toda trabalhada, maravilhosa!

Perguntei ao o meu sogro se existia a possibilidade de fazer uma cabeceira para nossa cama com ela e ele cedeu a peça gentilmente – como não amar?

A grade estava nesse estado:

cabeceira de ferro diy faca voce mesmo pintura grade de janela

Não reparem a bagunça, meu sogro tem muita coisa guardada e está desmontando a casa da chácara, por isso as coisas estão espalhadas.

O Alexandre achou que seria simples cortar, reformar e transformar a grade em uma cabeceira de cama. É lógico que ele estava enganado, e ao todo foram 3 dias indo de Curitiba até Campina Grande do Sul | PR (30km) para a reforma.

cabeceira de ferro diy faca voce mesmo pintura removendo ferrugem

Passo a passo

A primeira coisa que o Alê fez foi cortar a grade nas medidas da nossa cama.

cabeceira de ferro diy faca voce mesmo pintura cortando portao velho de ferro

Em seguida, lixou as bordas para que elas ficassem iguais e bem lisinhas e aproveitou para desamassar as partes que estavam amassadas.

Eram os deuses astronautas?
Eram os deuses astronautas?

Pareceu simples? Pois é, demorou meio dia só esses primeiros passos.

Fim do primeiro dia
Fim do primeiro dia

Duas semanas depois voltamos lá, dessa vez para tirar a tinta dessa belezinha.

Passamos uma mão removedor de tinta automotiva pastoso, e deixamos agir por 40 minutos, em seguida usamos a Vap para tentar remover o máximo de tinta com a pressão da água.

cabeceira de ferro diy faca voce removedor de tinta automotica

cabeceira de ferro diy faca voce mesmo pintura lavando anti ferrugem

Funcionou, porém não como imaginávamos: Por ser bem antiga, a grade estava com muitas camadas. Resolvemos então passar mais uma mão do removedor e a segunda vez que passamos a Vap foi melhor, mas ainda não 100%, porque os cantinhos dos arabescos estavam impregnados de tinta 🙁

Então o Alê pegou uma broca velha, colocou na parafusadeira e foi passando na grade para remover a tinta no muque. E eu peguei uma faquinha e fui passando em cada cantinho.

Sim, essa parte deu tanto trabalho que não tenho imagens!

Por fim, após uma tarde inteira de trabalho, o Alê passou um anti ferrugem chamado Ferlicon, esperou 40 minutos e passou água. (É importante passar água e secar depois, pois se o anti ferrugem secar na peça pode ficar com “pingos” coisa que não queremos né?)

cabeceira de ferro diy faca voce mesmo passando anti ferragem qual antiferrugem usar como fiz
look do dia

Último dia e grade sequinha, tratada, agora só falta pintar né? Foram 3 latas e meia de tinta spray fosco preta – uma mini fortuna hahaha.

cabeceira de ferro diy faca voce mesmo pintura

Depois de tudo pronto, pegamos a caminhonete do pai do Alê, e levamos a cabeceira pesada para casa. O Alê fixou ela na parede com 4 parafusos e eu fiz os retoques dos risco do transporte com esmalte fosco. Aliás, uma dica: esmalte fosco é maravilhoso para retoques.

E o resultado vocês podem ver nas próximas fotos:

cabeceira de ferro diy faca voce mesmo pintura como fazer

cabeceira de ferro diy faca voce mesmo pintura como fazer portao velho grade velha

cabeceira de ferro diy faca voce mesmo pintura como ficou

Coloquei até um pisca pisca para ficar mais pinterest.

cabeceira de ferro diy faca voce mesmo pintura como fazer uma cabeceira

cabeceira de ferro diy faca voce mesmo pintura cabaceira pinterest com pisca pisca

E depois de vários dias, milhares de reais em tinta spray – só alguns reais, vai – não existe preço no mundo que pague ter a decoração da nossa casa feita por nós mesmos.

Ah, dessa vez gravamos um vídeo:

Veja também outros posts

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *