17 dicas na hora de comprar o primeiro imóvel financiado

luana-alexandre-dicas-na-hora-de-comprar-seu-primeiro-imovel-financiado-financiamento-caixa

Esse blog já passou por altos e baixos, começou em 2014 quando eu e o Alexandre tentamos comprar nosso apartamento e não deu certo.

Mas nós crescemos muito quando as coisas dão errado né? Aprendemos e evoluímos.

Pensando nisso, fiz uma lista com dicas na hora do financiamento.
Vamos lá?

1 – Quando começar a procurar o apartamento, decida se será novo ou usado, pense bem, as taxas e juros mudam por conta disso.

2 – Apartamentos novos ou na planta podem ter taxas como INCC e valorização do imóvel até que o financiamento saia.

3 – Quando conversar com o corretor tire todas as dúvidas, pois cada construtora tem uma política de venda.

4 – Se o imóvel estiver pronto, pergunte coisas do tipo: vou ter que pagar o condomínio até o financiamento sair? Qual seu valor? Taxa água ou gás estão inclusas?

5 – Caso o imóvel seja usado, procure por rachaduras ou mofo nas paredes.

6 – Converse com os vizinhos, é importante conhece-los, pergunte por mercados, e comércios próximos, peça uma opinião sincera da região.

7 – O financiamento da Caixa leva em torno de 3 meses, mas se você conseguir um despachante por indicação de alguém, talvez consiga adiantar o processo, como foi meu caso, contrato pronto em 30 dias.

8 – Procure levantar toda a documentação que o despachante pedir o mais rápido possível, assim seu processo pode andar com mais rapidez.

9 – Se por acaso você for um sortudo assim como eu, que teve o PIS duplicado e vai precisar usar o FGTS no financiamento, procure por uma agência Caixa, e tente fazer a transferência das contas antigas, para a correta (tive que fazer isso, pois só fazer a unificação não adiantou).

10 – Sempre desconfie de coisas que acha que não está correto, pergunte e questione sem medo ou vergonha.

11 – Só faça negócio com quem você tenha plena confiança.

12 – O simulador de financiamento da Caixa é totalmente fiel as taxas de juros que serão cobradas no financiamento, por isso, use sem moderação, assim saberá o valor correto das suas parcelas.

13 – A caixa disponibiliza um sistema onde é possível ver andamento do financiamento online, quem fornece o login e senha é seu despachante.

14 – Sempre que precisar contate o vendedor, gerente do banco e o despachante.

15 – Guarde dinheiro para a documentação, geralmente ela é bem cara, e não pode ser financiada.

16 – Na compra do primeiro imóvel, você tem direito a 50% de desconto no registro em cartório, isso não vai diminuir muito o valor total a pagar, mas nesse momento, qualquer ajuda será válida.

17 – Tenha fé e paciência, nem tudo vai sair como planejado, mas no fim tudo terá válido a pena.

Não sou nenhuma PHD em compra de imóveis, essas dicas foram com base no que vivemos, se ainda restar dúvidas sobre  financiamento ou compra, deixe seu comentário aqui, assim podemos tentar achar a resposta juntos, esse processo da compra pode ser angustiante e conversar com alguém pode ajudar a deixar as coisas mais leves.

Veja também outros posts

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *